A emissão e recebimento de notas fiscais pode ser muito mais que uma obrigação no cotidiano da sua empresa! Esses processos podem ir além da legislação fiscal. Saiba mais:
Um Documento Fiscal eletrônico deve ser emitido sempre que ocorre uma operação de compra e/ou venda. E é de responsabilidade tanto do fornecedor quanto do destinatário guardar o documento em prazo previsto em lei.
Já o registro do recebimento de mercadorias é necessário para confirmar essa entrada. Sendo novamente, essencial tanto para quem vende quanto para quem recebe esses produtos.
Normalmente, esses dois processos são vistos pelas empresas apenas como obrigação. Cumprir tabela. Estar dentro da lei. Mas o seu negócio não pode se limitar apenas a isso, pois a emissão e o recebimento podem abrir portas para novas oportunidades de melhoria dentro das empresas. E vou te contar o porquê:
O processo fiscal da sua empresa impacta nas áreas de faturamento, logística, transporte e expedição. Um erro na sua nota pode impedir que sua mercadoria chegue até o seu consumidor, por exemplo.
A área de compras, entrega, tributária, pagamento, etc também são atingidas. O recebimento é uma parte altamente delicada que se mal gerenciada prejudica o crescimento da sua empresa.
Então, como se prevenir de possíveis erros e ainda ter ganho logísticos?
Vou citar aqui, alguns pontos principais para começar a introduzir o seu empreendimento na inovação a partir da exploração certa da emissão e recebimento fiscal:
É mais fácil entender como acertar evitando não cometer erros. Por isso, vou listar para você alguns problemas comuns que precisam de atenção para não interferir negativamente na sua empresa:
Fonte: Oobj Blog